BLOG / Cível

INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

07 / 02 / 2022

O inventário é o procedimento utilizado para verificação e divisão dos bens do falecido, e, cumpridos determinados requisitos legais, poderá ser realizado sem a necessidade de um processo judicial.

O inventário extrajudicial é realizado em um Cartório de Notas (Tabelionato), sendo muito mais rápido e menos oneroso. Caso já exista um inventário judicial, os herdeiros podem, a qualquer tempo, desistir do processo e optar pela escritura de um inventário extradicial.

Entretanto, cabe ressaltar que tal modalidade de inventário somente poderá ser realizado se todos os herdeiros forem maiores e capazes, e tenham entrado em um consenso sobre à partilha dos bens.  Se houver litigio ou no caso de algum herdeiro ser incapaz ou menor não emancipado, o inventário será obrigatoriamente processado judicialmente. 

Há de se observar, também, que caso o falecido tenha deixado testamento, será necessário o ajuizamento de Ação de Abertura, Registro e Cumprimento de Testamento, para verificação da validade do testamento. Se nenhum vício for detectado judicialmente, o juiz expedirá Termo de Registro de Testamento, permitindo a continuidade do inventário de forma extrajudicial.

Com a Escritura do Inventário, os herdeiros poderão realizar a transferência dos bens do falecido, seja junto ao Cartório de Registro de Imóveis, Detran, bancos, etc.

O procedimento do inventário extrajudicial não dispensa a presença de um advogado, e um profissional especialista possui todo o conhecimento necessário para lhe orientar em um momento tão difícil quanto o falecimento de um ente querido.

O advogado especializado saberá como a dissolver eventuais burocracias que tornariam este momento ainda mais complicado, garantindo que os direitos dos herdeiros sejam cumpridos o mais rápido possível e agilizando procedimentos.

Conflitos entre herdeiros, caso existentes, também poderão ser resolvidos com o auxílio do profissional, evitando irregularidades e garantindo que todo o processo de partilha de bens se dê de forma extrajudicial e harmoniosa.

O advogado especialista em inventário também é essencial para evitar conflitos entre os herdeiros, garantindo que o processo de herança e partilha de bens possa ocorrer pelas vias extrajudiciais e evitando irregularidades.

PESQUISAR

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×