BLOG / Trabalhista

Atestado de acompanhamento abona falta no trabalho?

11 / 12 / 2023

O atestado de acompanhamento, também conhecido como declaração para acompanhante, é um documento que justifica a falta de um empregado que acompanhou um paciente em consultas, exames, internações, ou uma cirurgia. 

O artigo 473 da Consolidação das Leis do trabalho (CLT), permite que o funcionário se ausente sem prejuízo de suas remunerações em duas situações: 

  • Até 2 dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira;

  • 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos em consulta médica. 

Ou seja, o atestado de acompanhamento serve para abonar a falta do empregado que, por motivo de saúde, seu filho menor de 6 anos, ou então para acompanhar a esposa que está grávida em sua consulta médica.

No entanto, muitas Convenções Coletivas do Trabalho possuem cláusulas que obrigam as empresas a abonarem mais do que um dia de falta mediante apresentação de atestado. 

Logo, o abono de faltas do empregado para acompanhamento de filhos menores de seis anos e companheiro gestante é obrigatório por lei, desde que apresentado o atestado médico de acompanhamento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco por meio das nossas redes sociais e dos nossos telefones.

☎️54 3312-8945

📱54 9 9950-3730

PESQUISAR

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×