BLOG / Trabalhista

Qual o prazo para pagar a multa de 40% do FGTS?

23 / 12 / 2019

A multa de 40% do FGTS é calculada sobre todos os depósitos realizados na conta vinculada ao FGTS durante a vigência do contrato de trabalho, e é devida a todos os que forem dispensados sem justa causa, pelo empregador.

O pagamento dessa multa é realizado pelo empregador, pois trata-se de um meio encontrado pelo legislador para proteger a relação de emprego, bem como inibir demissões em massa por parte dos empresários.

Surge, então, uma dúvida muito comum entre os empregados: Qual o prazo o empregador tem para pagar essa multa de 40% do FGTS após a demissão?

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o prazo para pagamento da multa de 40% do FGTS segue a mesma regra do prazo para pagamento da rescisão trabalhista, qual seja, 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

Ainda, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, no caso de descumprimento do prazo estabelecido para o pagamento da multa de 40% do FGTS, acarretará no direito ao pagamento de uma multa a favor do empregado, equivalente ao valor de seu salário contratual.

Resumindo, o não pagamento da multa de 40% do FGTS dentro do prazo de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho, gera o direito a uma indenização correspondente ao valor do último salário recebido pelo empregado.

 

Autora: Josieli Zavistanóvicz

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×